10 características indispensáveis para um bom profissional de SMS

Tempo de leitura: 11 minutos

A atuação de um profissional de Segurança do trabalho, Meio ambiente ou Saúde ocupacional (SMS) é essencial, pois somos responsáveis pela conscientização e cuidado dos funcionários e de seu meio de trabalho.

Porém, como em qualquer profissão, existem profissionais razoáveis e profissionais que se destacam.

Neste artigo vamos apresentar 10 características indispensáveis a um bom profissional de SMS. Se você já possui as características listadas, com certeza se destacará em sua atuação. Caso não as tenha, procure desenvolvê-las. Ao longo do texto apresentamos algumas dicas!

Estude1 - Conhecimento técnico

"Quanto mais extenso conhecimento de um homem do que tem sido feito, maior será seu poder de saber o que fazer.”

Benjamin Disraeli, ex-Primeiro-ministro do Reino Unido

Sem dúvidas, o conhecimento técnico é imprescindível para um bom profissional. Qualquer ação deve ser pautada em base teórica, de forma que não possa ser  colocada em dúvida. Quando um profissional mostra conhecimento sobre o assunto, ele transmite confiança e adquire respeito.

Então, nunca deixe de estudar e de se atualizar!

business_92 - Eloquência

"A eloquência é uma pintura do pensamento."

Blaise Pascal, físico francês

Não adianta ter o conhecimento teórico se você não o aplica, não sabe transmiti-lo ou não demonstra tê-lo (com humildade. Vide item 9).

Cabe aqui citar nosso artigo sobre treinamento eficaz, onde você encontra dicas para ministrar bons treinamentos.

Mas, você deve saber se expressar, seja em treinamentos ou em qualquer situação.

Não precisa ser o mestre da comunicação. Você pode até ser tímido, mas um profissional que detém conhecimento e confia no que sabe não tem vergonha ou medo de mostrar suas ideias, expor sua opinião e contribuir para a resolução de problemas.

Confiança3 - Simpatia

"A maioria das artes exige longo estudo e aplicação. Porém, a mais bela de todas, a simpatia, apenas exige vontade."

Phillip Chesterfield, político inglês

Muitos profissionais de SMS enxergam os funcionários como resistentes, relutantes, reativos, ou até mesmo, ignorantes. Assim sendo, estes profissionais acabam agindo de forma ríspida.

Lembre-se sempre que o foco do trabalho do profissional de SMS é a conscientização. E uma grande forma de se conseguir alcançar este objetivo é sendo simpático.

Você não é um xerife! Você é um trabalhador como qualquer outro em sua empresa, onde todos merecem respeito. E, simpatia é recebida com simpatia.

Uma coisa que aprendi trabalhando em obras industriais é que quem faz a construção é a mão de obra direta (o famoso “peão”). Se um funcionário te “obedece” por medo, em um momento de estresse (prazos atrasados, pressão de supervisores, etc) ele pode não fazê-lo. Mas, se você o “conquistou”, ele seguirá seus conselhos e determinações por prazer.

Outra coisa: quem “manda” na empresa é o “peão”. Eles detêm a perícia de trabalho, as máquinas, os materiais e equipamentos, etc. Se eles pararem, a empresa para. Portanto, sendo simpático, é muito mais fácil conseguir ajuda.

Por exemplo, várias vezes já precisei fazer pisos de concreto magro para apoiar caçambas estacionárias, precisei de retroescavadeiras para realizar mitigação de vazamentos grandes, guindastes para organizar materiais… E tudo isto eu consegui sendo simpático com a “peãozada”. Pessoas antipáticas nunca conseguiam e sempre recorriam a mim para este tipo de trabalho.

E assim você conhecerá pessoas, suas histórias, e poderá aprender muito com elas!

Porém, tome cuidado para não confundir a simpatia com amizade. Se os funcionários confundirem isto, podem tentar convencê-lo a fazer vista grossa para certas situações. E você terá que ser firme em momentos críticos.

Resiliencia4 - Resiliência

"Se atirarem pedras contra você, faça delas uma muralha ou um grande castelo."

Fernando Loschiavo Nery, professor, advogado e escritor paulista

A resiliência é uma característica importante pois o profissional de SMS pode trabalhar em diversas situações diferentes: obras industriais são muito diferentes de obras civis; empresas grandes são bem diferentes de empresas pequenas; construtoras são bem diferentes de indústrias; hospitais são bem diferentes de bancos; o trabalho administrativo é bem diferente do trabalho de campo.

Então, se você estiver apto a se adaptar aos diferentes cenários que encontrar, com certeza terá muito mais facilidade para desenvolver um bom trabalho.

Uma dica é seguir o item 1 e sempre se manter atualizado! Caso encontre um cenário que você não está familiarizado, procure o conhecimento necessário para desenvolver um bom trabalho.

Bom senso5 - Bom senso

"Muitas pessoas são dotadas de razão, muito poucas de bom senso."

Gustave Le Bon, psicólogo e sociólogo francês

O bom senso é fundamental para o profissional de SMS.

Neste meio, encontramos muitas regras, normas, leis, dentre outros requisitos que devem ser seguidos. Mas eles não precisam necessariamente ser seguidos sempre à risca.

Certa vez, uma fiscal aplicou uma não conformidade em uma central de produtos químicos de minha empresa pelo fato da central não possuir contenção contra vazamentos. Como ela estava aplicando um checklist, e o mesmo exigia a presença da contenção, ela resolveu aplicar a punição. Porém, o fato é que a central possuía apenas gases!!! Eu expliquei de todas as formas que não era necessária a contenção, pois não havia risco de contaminação do solo, mas a resposta dela foi: “Está sendo solicitado no checklist. Se não há contenção, está inconforme…”

Este é um exemplo claro de falta de bom senso.

Da mesma forma, saiba aplicar punições nos momentos necessários. Muitas vezes o profissional de SMS deixa de aplicar punições por ser amigo de um funcionário, ou por pena, ou por inúmeros motivos. Lembre-se de que você é o responsável por garantir que as regras sejam cumpridas. Se o não cumprimento pode levar a situações de risco, você deve se manifestar!

Por isso, analise muito bem as situações antes de julgá-las de forma equivocada. Verifique as limitações, as opções, as oportunidades de melhoria, e busque sempre auxiliar os funcionários em suas dificuldades.

Interesse16 - Interesse

"Seja um estudante, não um seguidor. Não vá simplesmente fazer o que alguém diz. Tenha interesse pelo que alguém diz, então debata, pondere e considere de todos os ângulos."

Jim Rohn, empreendedor norte-americano

O trabalho em SMS é muito dependente do conhecimento dos processos da empresa na qual se atua. Pense bem:

  • Para cuidar da segurança e saúde ocupacional dos funcionários, é imprescindível conhecer as atividades desenvolvidas por eles, os riscos aos quais estão expostos, quais as novas atividades que a empresa pretende desenvolver, quais as áreas de risco, etc;
  • Para cuidar do meio ambiente, é necessário conhecer quais os resíduos que cada atividade gera, as atividades que precisam de licenciamento e ou de monitoramento, o que pode ser feito para otimizar o uso de certo material, etc.

Por isso, seja curioso! Procure entender como funcionam os processos, quais suas entradas e saídas, quais trabalhadores são envolvidos, o que é necessário para que uma atividade aconteça… O seu interesse te leva a conhecer a empresa e você pode encontrar oportunidades de melhoria.

Por exemplo, certa vez um fiscal queria punir um funcionário porque o fio elétrico de uma bomba-sapo (bomba submersa, utilizada para drenar água de um local) estava em contato com a água… Ora, se é uma bomba-sapo, ele deve estar submersa. Ou alguém conhece bomba-sapo wireless???

Ou seja, o fiscal, antes de pretender aplicar uma punição, deveria procurar conhecer o processo, para saber se havia algum erro realmente ou se havia alternativa.

7 - Companheirismo

ensinar Image by Dooder (Shutterstock)

"Quem cedo e bem aprende, tarde ou nunca esquece. Quem negligencia as manifestações de amizade, acaba por perder esse sentimento."

William Shakespeare, poeta inglês

O trabalho em SMS é, muitas vezes, um trabalho em equipe.

E, para que um trabalho em equipe dê bons resultados, esta equipe deve estar em harmonia.

Ao longo de sua carreira, você encontrará vários tipos de profissionais: mais experientes, menos experientes, éticos, desonestos, trabalhadores, “nós cegos”...

É claro que é muito difícil lidar com as pessoas “negativas”. Realmente, você pode se decepcionar muito com elas.

Mas, eu acredito que você colhe o que planta! Então, tente ser companheiro em seu ambiente de trabalho. Ajude os funcionários que têm dificuldade, ofereça auxílio, e tome atitudes que contribuam para o crescimento de sua equipe como um todo.

Não tenha medo de concorrência! Ensinar é um importante passo para o aprendizado. Um bom profissional não tem medo da concorrência.

sushi8 - Empatia

"Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele."

Carl Rogers, psicólogo norte-americano

Imagine que o Brasil acaba de ser colonizado pelo Japão e, a partir de hoje, você deve comer tudo com hashi (palitinhos). Será muito difícil, não? Afinal, fomos acostumados durante a vida toda a comer usando garfo e faca…

A mesma coisa acontece quanto à Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional.

Para um funcionário que a vida toda foi acostumado a trabalhar com as mãos nuas, a misturar todos os seus resíduos, é muito difícil se acostumar à novidade de usar EPIs ou praticar a coleta seletiva.

Portanto, você deve ter paciência e entender as dificuldades dos funcionários. Coloque-se no lugar deles e tente auxiliá-los.

9 - Humildade

como-liderar

"Ser humilde com os superiores é obrigação, com os colegas é cortesia, com os inferiores é nobreza."

Benjamin Franklin, diplomata e inventor norte-americano

Você pode ter um grande conhecimento, mas deve sempre manter sua humildade. Ninguém gosta de pessoas pedantes.

Você deve, sim, demonstrar seu conhecimento técnico, como forma de embasamento, mas nunca como forma de humilhar os outros.

Conheço pessoas que chegam a inventar itens de normas para ludibriar os outros profissionais.

“Você não pode fazer isto. De acordo com o item 18.47 da NR-18, as betoneiras devem ser rosas e com bolinhas verdes!”

É claro que a maioria dos profissionais não decora normas ou leis item por item e esta estratégia pode até funcionar em alguns momentos. Muitos podem até ficar impressionados com sua capacidade de “memorizar” itens normativos. Mas, quando houver um tempo livre, o profissional enganado com certeza irá estudar e verificar que o que foi dito não é verdade. E isto acaba com a credibilidade da pessoa.

Além disso, procure enxergar seus erros ou falhas e evite apontar erros alheios.

É muito fácil culpar os outros. Por exemplo: imagine que em uma empresa os funcionários não fazem a coleta seletiva de forma correta. Misturam os resíduos e descartam de qualquer maneira.

Muita gente tem o seguinte pensamento: “Peão é tudo burro, não tem jeito.”; “Mais fácil ensinar um jegue a pular corda do que ensinar peão a fazer coleta seletiva”.

Mas, procure pensar nos seus erros.

  • Você treinou os funcionários? O treinamento foi adequado? Utilizou linguagem compatível?
  • Os recursos disponíveis aos funcionários permitem que ele façam a coleta seletiva? Há coletores suficientes? Estão devidamente identificados?
  • Você está presente para sanar possíveis dúvidas? Há outras formas de tirar as dúvidas dos funcionários? Há informativos?

Se você tiver humildade suficiente para pensar assim, terá muito mais oportunidades de melhorar o sistema de gestão de sua empresa, e seu trabalho será muito melhor aceito.

Ética10 - Ética

"É errôneo servir-se de meios imorais para alcançar objetivos morais."

Martin Luther King, pastor e ativista político norte-americano

Você sabe qual a diferença entre prioridades e valores?

Basicamente, as prioridades mudam; os valores, não.

A ética deve ser um valor, mas muita gente prefere ser egoísta. Acredito que, não só no trabalho, mas em todas as coisas que se faz na vida, deve-se ter ética, pois as pessoas podem tirar tudo de você, menos sua integridade.

Conquiste seus objetivos através de trabalho e esforço, e você será sempre recompensado, da maneira certa, no momento certo.

4 Comentários


  1. Muito bons os artigos desse site. Um dos melhores da área de SMS, sem dúvida. Parabéns!

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    1. Muito obrigado, Leonardo. Ficamos felizes em saber que o site está sendo útil.
      Este tipo de feedback nos dá mais motivação para continuar produzindo conteúdo de qualidade.

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  2. Meninos parabéns pelo site! Realmente é um ambiente virtual muito rico de conhecimentos. Vou divulgar (não vou cobrar nada por isso ok?) e claro, usufruir desse canal de informações que achei TOP!!!!!

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    1. Muito obrigado, Andrea. Que bom que você gostou! Nos esforçamos muito para manter a qualidade dos artigos.
      Esperamos que os conhecimentos compartilhados contribuam na sua jornada como auditora interna!
      Abraço.

      Responder

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