Aspecto e Impacto Ambiental – Conceito

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabe o que é um impacto ambiental? Sabe qual a diferença entre aspecto e impacto ambiental? Por que é importante saber estes conceitos? Vamos mostrar a seguir utilizando um exemplo simples.

ASPECTO AMBIENTAL X IMPACTO AMBIENTAL

De acordo com a ISO 14.001/2004, temos:

“3.6 aspecto ambiental

Elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente.

3.7 impacto ambiental

Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização.”

Vamos explicar: o aspecto ambiental é qualquer elemento integrante de uma atividade que tem potencial de alterar o meio ambiente. Esta alteração, caso ocorra, caracteriza o impacto ambiental. O impacto ambiental sempre acontece a partir de um aspecto ambiental

Ainda está complicado? Vamos dar um exemplo simples:

marcenaria
A atividade de marcenaria possui como aspecto mais evidente a madeira.

Um marceneiro confecciona móveis de madeira. Ele realiza desde o corte até o acabamento final destes móveis. Vamos analisar esta atividade, do início até o produto final.

O mais básico é pensar no material principal do processo: a madeira. O que é ambientalmente relevante para este material?

Esta madeira deve ser, primeiramente, adquirida pelo marceneiro. Ela é protegida por lei? Tem DOF? Se não, pode provir de corte ilegal (saiba mais sobre DOF no artigo abaixo).

DOF
DOF – Documento de Origem Florestal

Veja também que, se a madeira não for utilizada de maneira racional, o marceneiro utilizará mais material do que o necessário, o que, indiretamente, provocará mais corte de árvores. E mais: haverá grande quantidade de resíduos. O que será feito com eles? Serão destinados à reciclagem, ao lixão da cidade ou a um terreno baldio?

Então, pergunta-se: a atividade pode ocorrer sem o uso da madeira? Ora, não existe atividade de marcenaria sem utilização de madeira. A madeira faz parte (é um elemento) desta atividade. Como podemos perceber, o uso deste material tem muita influência para o meio ambiente, o que pode levar a danos.

Assim sendo, podemos constatar que o consumo de madeira é um aspecto ambiental (faz parte) da atividade do marceneiro. Caso ela não seja utilizada de maneira consciente, pode causar o impacto ambiental da redução deste recurso natural.

Ainda pensando neste material, há alguma forma de esta atividade não gerar resíduos? Por mais econômico que o marceneiro seja, é praticamente impossível, uma vez que a madeira deve ser cortada e lixada, o que certamente gerará resíduos. Logo, a geração de resíduos de madeira faz parte da atividade, sendo, portanto, um aspecto ambiental da mesma. Caso este resíduo seja destinado ao lixão ou simplesmente disposto a céu aberto, causará a alteração na qualidade do solo ou da água (dependendo do local de disposição, uma vez que não há controle de sua disposição), ou até mesmo incêndios (por se tratar de material combustível), ambos impactos ambientais.

envernizamento
Produtos químicos também são aspectos ambientais da atividade de marcenaria.

Vamos agora analisar o acabamento dos móveis. Normalmente a madeira é envernizada ou pintada antes de sua comercialização. Seguindo o mesmo raciocínio anterior, o uso de produtos químicos é um aspecto ambiental, pois é uma etapa da atividade e, se não for realizado com cautela, pode haver seu derramamento sobre o solo, causando sua contaminação (impacto ambiental).

Lembre-se também dos resíduos destes produtos, que certamente serão gerados e podem causar alterações no meio. Em resumo:

Asp imp marcenaria

Note que o incêndio não exatamente faz parte da atividade cotidiana, mas pode ocorrer em um cenário emergencial. Deve-se levar isto em consideração também.

OBS: Veja que tratamos os aspectos como "ações" (consumir madeira; gerar resíduos; etc). É apenas uma notação que facilita a análise.

ENTENDI! MAS PARA QUE EU PRECISO SABER DISSO?

madeira rio
A destinação inadequada de resíduos pode causar impactos ambientais.

Simples. Para realizar um correto gerenciamento ambiental em uma empresa, é essencial levantar os Aspectos de todas as atividades e seus Impactos associados. Esta é a primeira etapa do planejamento descrito na ISO 14.001/2004. Uma vez conhecidos estes elementos, são desenvolvidas ações para controle para que sejam evitados os impactos ambientais significativos.

AH! MAS COMO EU FAÇO ISSO?

mapeamento
A identificação e avaliação de aspectos e impactos ambientais é essencial dentro de um Sistema de Gestão Ambiental.

Veja que, para a atividade de marcenaria, nós tentamos “mapear” o processo, desde seu início até o produto final.

Uma vez levantados os aspectos ambientais e seus impactos associados, deve-se realizar a avaliação deles. Para aqueles que forem considerados significativos são desenvolvidos mecanismos de controle para se evitar a ocorrência do impacto ambiental.

Você precisa de mais detalhes? Quer saber como realizar a identificação e a avaliação de aspectos e impactos ambientais? Então veja este artigo abaixo!!!

Aspectos e Impactos ambientais – Identificação e avaliação

Leia também!

Relação entre aspecto e impacto ambiental e perigo e risco

8 Comentários


  1. Simples e objetivo. Obrigado pelo esclarecimento.

    Atenciosamente,

    Responder

    1. Bom dia, Raquel.
      Nossa proposta é esclarecer as dúvidas de forma simples e acessível. Que bom que estamos no caminho certo.
      Continue nos acompanhando, tanto pelo site quanto pelo Facebook e pelo Instagram.

      Muito obrigado pelo feedback.

      Responder

  2. Agora eu entendi, rsrsrs….
    Linguagem clara, exemplo prático… Muito bom!

    Responder

    1. Ficamos felizes em saber que a explicação está clara, Luciene. Estes conceitos são importantíssimos para o profissional de meio ambiente.

      Responder

  3. Muito obrigado;
    Saio daqui com muita clareza. Nós Africanos temos ainda muitas dificuldades de equilibrar nossas actividades com a poluição que nossas organizações geram…muito obrigado

    Angola – África

    Responder

    1. Que bom saber que estamos ajudando pessoas até mesmo fora do Brasil, Castro.
      Continue nos acompanhando!

      Grande abraço.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *