Sistema de Gestão – 5 confusões de conceito que muita gente faz

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Muitas vezes as pessoas que começam a adotar as normas possuem dificuldades em interpretar ou mesmo utilizar alguns conceitos. O famoso “normês” nem sempre é fácil de entender e muitos confundem alguns termos com outros, o que pode prejudicar a implementação do sistema.

Neste artigo nós vamos apresentar 5 diferenças entre conceitos adotados em SGI (com exemplos de aplicação) que são muito comuns de se confundir.

 

NECESSIDADES DE PARTES INTERESSADAS x EXPECTATIVAS DE PARTES INTERESSADAS

Necessidades – é tudo aquilo que é exigido pelas partes interessadas e que se tornam obrigações (requisitos) de atendimento pela organização.

Expectativas – é tudo aquilo que as partes interessadas gostariam que a organização fizesse, mas não são obrigações desta. As expectativas são vistas como oportunidades que a organização tem de melhorar frente ao cliente.

Exemplo:

Uma empresa de adesivos recebe as especificações do cliente e se compromete a entregar os produtos em 15 dias úteis.

Necessidades do cliente: que os adesivos sejam confeccionados de acordo com as especificações; que o prazo de entrega seja atendido.

Expectativas do cliente: que haja desconto no valor final; que a entrega seja antecipada; brindes.

AUTORIDADES x RESPONSABILIDADES

Autoridades – são todas as ações ou decisões que alguém tem o poder de tomar, sem necessariamente se tratar de uma obrigação.

Responsabilidades – são todas as ações e decisões que alguém tem obrigação de tomar.

Exemplo:

Você acaba de ser nomeado chefe de uma equipe de 20 pessoas.

Você tem autoridade para: contratar, promover e demitir pessoas; flexibilizar os horários de chegada e saída; definir escalas de trabalho.

Você tem responsabilidade de: gerenciar sua equipe; cobrar resultados; promover a comunicação; transmitir informações à sua gerência.

VERIFICAÇÃO x VALIDAÇÃO

Verificação – é o teste de um produto para assegurar que ele atende a seus requisitos (por exemplo, projeto, especificações legais, etc). Trata-se de uma avaliação teórica.

Validação – é o teste para assegurar que um produto é próprio para a finalidade a que se destina. Trata-se de uma avaliação prática.

Exemplo:

Um cliente elaborou um projeto de extrator de impurezas de óleo lubrificante e o enviou a uma empresa contratada para desenvolvê-lo. A contratada produziu o extrator.

Verificação do produto: analisar se o extrator está de acordo com o projeto fornecido pelo cliente.

Validação do produto: analisar se o produto realmente remove as impurezas de maneira eficaz.

IMPLANTAÇÃO x IMPLEMENTAÇÃO

Implantar – é a ação pontual de adotar uma prática.

Implementar – é a ação de adotar continuamente uma prática.

Exemplo:

Uma empresa inicia ações para realizar coleta seletiva em suas instalações.

Implantação: fornecer coletores e instruir os funcionários de como proceder.

Implementação: tornar a coleta seletiva uma prática duradoura na empresa; conscientizar os funcionários; garantir que o resíduo possua sempre uma destinação ambientalmente adequada.

CORREÇÃO x AÇÃO CORRETIVA

Correção – é a ação que trata do efeito de uma não conformidade.

Ação corretiva – é a ação que trata da causa de uma não conformidade.

Exemplo:

Uma empresa produziu um lote de 1000 automóveis de certo modelo com um defeito em uma placa responsável pelo acionamento da luz de freio.

Correção do defeito: executar um recall e substituir as placas defeituosas.

Ação corretiva para o defeito: modificar o projeto ou a linha produtiva de modo que não sejam mais produzidos automóveis deste modelo com o mesmo defeito.

Atenção! Não confunda ação corretiva com ação preventiva, que consiste em evitar algo que ainda não ocorreu. Neste exemplo, uma ação preventiva seria utilizar outro tipo de placa de acionamento da luz de freio na produção dos outros modelos para evitar que tenham o mesmo problema.

Agora temos certeza de que você não vai mais confundir os conceitos!

Abraço, até a próxima.

Veja também:

Resíduos sólidos, Resíduos Líquidos, Efluentes e Afluentes

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