Economizar energia ajuda o meio ambiente?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você considera o consumo de energia como um aspecto ambiental? Quais os impactos ambientais que o consumo de energia pode provocar?

Muita gente desconsidera este importante item no levantamento de aspectos e impactos ambientais por achar que a redução do consumo de energia não tem influência sobre o meio. Pois nós vamos te mostrar que, além da economia financeira, reduzir o consumo de energia preserva (e muito) o meio ambiente. Como será que economizar energia ajuda o meio ambiente?

Se precisar, saiba um pouco mais sobre aspectos e impactos ambientais:

Aspectos e Impactos ambientais – Identificação e avaliação

ORIGEM DA ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a oferta interna de energia elétrica no Brasil é originária das seguintes fontes:

Adaptado de: Boletim mensal de energia - Fev/2016 (Ministério de Minas e Energia - MME)

Como podemos perceber, mais da metade da energia elétrica brasileira provém de hidrelétricas, mas a contribuição das outras fontes é muito significativa.

Nós vamos analisar como estas diferentes fontes causam impactos, independente de sua natureza, e você verá como economizar energia ajuda o meio ambiente!

FONTES NÃO RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS

Talvez o aspecto mais evidente quando se trata de consumo de energia seja o referente às fontes não renováveis. Como o próprio nome sugere, as fontes não renováveis são consumidas durante o processo de geração de energia e se esgotam ao longo do tempo.

Assim sendo, é intuitivo dizer que o consumo exacerbado de energia implica no maior consumo destes recursos, o que pode comprometer sua disponibilidade.

Porém, quase 80% da energia brasileira provém de fontes renováveis (destacadas em verde no gráfico). Mas, o fato da fonte ser renovável, não quer dizer que não haja algum tipo de comprometimento.

A biomassa, apesar de renovável, ainda é consumida no processo de geração de energia, e é necessário respeitar seu tempo de renovação. Logo, um alto consumo de energia pode fazer com que o consumo da biomassa seja mais rápido do que a velocidade de produção da mesma.

EXPANSÃO DAS FONTES ENERGÉTICAS

Perceba que qualquer fonte de energia necessita uma grande estrutura industrial (usina) para sua geração, e cada uma destas usinas é concebida de forma a produzir uma quantidade limitada de energia, dentro de condições específicas.

Por exemplo, uma hidrelétrica é dependente do regime de chuvas para manter seus reservatórios em nível de trabalho. O alto consumo de energia durante períodos de escassez de chuvas compromete o funcionamento da usina.

Logo, se o consumo de energia for tal que extrapole a capacidade máxima de produção de uma usina, torna-se necessária a expansão das fontes de produção de energia e a construção de novas unidades.

Porém, a construção deste tipo de estrutura, principalmente das hidrelétricas, causa grandes impactos ambientais. Geração de resíduos, supressão vegetal, inundações, invasão de habitats, deslocamento e morte de animais, consumo de recursos naturais, são apenas alguns dos impactos decorrentes desta ampliação, e a extensão destes impactos é diretamente proporcional ao tamanho do empreendimento.

Além disso, a operação das usinas também causa impactos adversos ao meio ambiente, como a emissões atmosféricas e geração de resíduos e efluentes.

DESGASTE DE ESTRUTURAS

Além das razões citadas, podemos também relacionar o alto consumo de energia com o desgaste das estruturas envolvidas no processo.

Maior demanda energética significa maior exigência dos equipamentos das usinas, que precisarão de manutenção mais frequente.

Pense na sua própria lâmpada, ou na resistência do chuveiro: quanto mais tempo funcionando, menor será sua vida útil. E, quanto maior o consumo de lâmpadas e resistências, mais recursos serão necessários para produzi-las.

CONCLUSÃO

Os impactos ambientais do consumo de energia são inúmeros, independente do tipo de fonte. Não deixe de considerar este importante aspecto ambiental em seu levantamento, acompanhe a evolução do processo e mostre resultados positivos à sua empresa e à sociedade.

Economizar energia ajuda o meio ambiente! E muito!

Muito obrigado por ler nosso artigo até o final. Grande abraço a todos!

PARA REFLETIR

Veja que legal o exemplo da geração de energia na Suécia:

Revolução de reciclagem na Suécia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *