Levantamento de Perigos e Riscos

Tempo de leitura: 6 minutos

Você aprendeu as diferenças entre Perigos e Riscos em nosso artigo intitulado Perigos e Riscos- Qual a diferença entre eles? Não foi mesmo?

Agora, neste artigo, vamos evoluir no aprendizado e conversar um pouco sobre Levantamento de Perigos e Riscos.

  • Você sabe o que é Levantamento de Perigos e Riscos?
  • Qual a importância do levantamento de Perigos e Riscos?
  • Como fazer o levantamento de perigos e riscos?

Se você quer saber as respostas destas perguntas, fique conosco até o final deste artigo.

O que é o Levantamento de Perigos e Riscos?

Levantamento de perigos e riscos é um procedimento com a qual a empresa identifica os Perigos e Riscos associados às suas atividades, e com isso, consegue estabelecer medidas de controle que diminuam a probabilidade de ocorrências dos eventos adversos que trazem prejuízos e danos para funcionários e empresa.

Basicamente, resume-se a identificar os perigos e riscos associados às atividades laborais e registrá-los de forma a direcionar o conjunto de ações de eliminação e controle de riscos.

Saiba que todo profissional de segurança do trabalho deve dominar a prática de fazer levantamento de perigos e riscos. Esta é a base das atividades de qualquer profissional de segurança do trabalho. Sem ele, as atividades preventivas desempenhadas pelo profissional perdem qualquer sentido.

Existem técnicas para se fazer esse levantamento. Vou apresentar-lhe logo abaixo. Antes, vamos falar um pouco sobre a importância do levantamento de perigos e riscos.

Qual a importância do levantamento de Perigos e Riscos?

O levantamento de Perigos e Riscos tem importância estratégica. Ele permite que a empresa tenha uma visão real de todos os pontos críticos de suas atividades que possam impactar negativamente seus funcionários, processos e negócios.

Ao conhecer os perigos e riscos, a empresa consegue se planejar e buscar esforços para controlá-los de forma preventiva, evitando assim, que eventos adversos se concretizem.

Em termos de certificação OHSAS 18001 /2007, a norma, em seu item 4.3.1 - Identificação de perigos, avaliação de riscos e determinação de controles, afirma:

“A organização deve estabelecer implementar e manter procedimento(s) para a identificação contínua de perigos, a avaliação de riscos e a determinação dos controles necessários."

“A organização deve documentar e manter atualizados os resultados da identificação de perigos, da avaliação de riscos e dos controles determinados.”

Os procedimentos para identificação de perigos e riscos mencionados na norma devem conter a Metodologia de Levantamento de Perigos e Riscos aplicáveis pela empresa.

Desta forma, o Levantamento de Perigos e Riscos, além de orientar a empresa nas ações preventivas, é indispensável para seu processo de certificação em Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.

Como fazer o levantamento de perigos e riscos?

O levantamento de perigos e riscos deve ser feito de forma cuidadosa e deve permear as várias áreas, setores e atividades da empresa.

Devem ser considerados:

  • Fatores internos e externos à empresa;
  • Processos produtivos
  • Máquinas e Equipamentos
  • Instalações
  • Desenho das áreas de trabalho
  • Materiais utilizados no ambiente de trabalho
  • Fatores humanos (comportamento e capacitação)
  • Atividades Rotineiras e não rotineiras
  • Atividades de terceirizados e visitantes que tenham acesso ao local de trabalho local
  • Mudanças de processos, métodos e atividades
  • Requisitos legais e técnicos
  • Situações de emergência

O profissional de segurança do trabalho deve ser capaz de identificar as inúmeras situações de perigos e riscos no ambiente de trabalho.

Para aprender mais sobre riscos de acidentes, acesse este artigo.

Para o levantamento de perigos e riscos, o profissional de segurança do trabalho deve utilizar-se das seguintes técnicas:

  • entrevistas
  • inspeções
  • listas de verificação
  • histórico de incidentes e acidentes
  • resultados de auditorias

Vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

Entrevistas para Levantamento de Perigos e Riscos

Sem dúvidas, o maior conhecedor do ambiente de trabalho e das atividades desenvolvidas é o funcionário de chão de fábrica. Ele é quem vivenciou inúmeras situações de riscos, muitas vezes desconhecidas por profissionais da área de SST. Entrevistá-los, na maioria das vezes, possibilita melhor análise do posto de trabalho por um profissional de segurança e enriquece a planilha de perigos e riscos.

Inspeções para Levantamento de Perigos e Riscos

As inspeções rotineiras e programadas possibilitam a identificação de perigos e riscos surgidos no ambiente de trabalho, que, anteriormente, não haviam sido identificados. Ela permite que você não seja pego de calça curta, com um acidente que você não havia previsto.

Listas de verificação para levantamento de perigos e riscos

As listas de verificação servem de um guia ou roteiro de pontos críticos do ambiente de trabalho que possam originar riscos de acidentes de trabalho. Os profissionais de segurança devem utilizá-las durante as inspeções rotineiras e programadas para não esquecerem de verificar estes pontos críticos.

Histórico de Incidentes e Acidentes

A análise de incidentes e acidentes sempre mostra situações perigosas que deram origem ao evento indesejado. Desta forma, é fonte de informações de situações perigosas que devem ser utilizados para enriquecer sua planilha de perigos e riscos.

Resultados de Auditorias

Os resultados de auditorias podem apresentar não conformidades que surgem como oportunidades de melhorias, inclusive identificando situações perigosas no ambiente de trabalho. Eles devem ser utilizados para atualização de sua planilha de levantamento de perigos e riscos.

Pontos de atenção para levantamento de perigos e riscos

Abaixo apresento-lhe um check-list de levantamento de perigos e riscos para você se basear. Trata-se apenas de um exemplo com alguns itens de identificação de perigos. Você pode e deve expandir os itens de acordo com as atividades de sua empresa.

Para visualizar o check-list completo, clique na imagem abaixo. 

Levantamento de perigos e riscos

Clique na figura para baixar o check-list.

Quanto mais rica estiver sua planilha de levantamento de perigos e riscos, melhor será seu planejamento de execução de medidas de controle preventivas e corretivas.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o levantamento de perigos e riscos, é hora de você aplicar em seu ambiente de trabalho. Mãos à obra!!!

Chegamos ao final de mais um artigo de segurança do trabalho.

Se você gostou, compartilhe com seus amigos nas redes sociais, cadastre-se em nossa lista de emails e deixe seus comentários.

Sua participação é extremamente importante para nós.

Veja também:

Teste seus conhecimentos sobre Perigos e Riscos

Grande Abraço e nos vemos no próximo artigo.

7 Comentários


    1. Olá Malcher, que bom que você gostou!! Aproveita para divulgar nosso trabalho em suas redes sociais!!! Grande Abraço

      Responder

    1. Obrigado, Rafael!! Ficamos felizes com seu feedback! Continue nos acompanhando!
      Somos de Recife, Pernambuco!!
      Grande Abraço

      Responder

    1. Oi Jeane,
      que bom que você gostou!! Continue nos acompanhando!

      Responder

    2. Oi Jeane,
      que bom que você gostou!! Continue nos acompanhando!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *