6 ideias para uma SIPAT impactante

Tempo de leitura: 8 minutos

Você já ouviu falar em SIPAT?
Neste artigo vou te mostrar:

  • O que é SIPAT;
  • A importância da SIPAT;
  • Quem deve promover a SIPAT;
  • Quais os benefícios da SIPAT para a Empresa;
  • O que abordar na SIPAT;
  • Como planejar uma SIPAT;

Portanto, se você tem interesse nesse tema, fique neste artigo até o final.

O que é SIPAT ?

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SIPAT é a sigla usada para “ Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho”. É uma campanha que as empresas celetistas são obrigadas a realizarem em seus estabelecimentos, anualmente, e possui o intuito de discutir o tema Segurança e Saúde do Trabalhador com seus funcionários, dos vários níveis hierárquicos da empresa.

Visa promover a educação, conscientização e debate entre empregados e empregadores quanto aos aspectos de prevenção de acidentes de trabalho. É uma semana de reflexão sobre SST dentro da organização.

Sua obrigação está prevista no artigo 5.16 alínea “o” da NR 5.

A importância da SIPAT

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho-SIPAT é elemento integrante do conjunto de ações que visam promover e consolidar a Cultura de Segurança do Trabalho nas empresas.

Segundo especialistas em Segurança do Trabalho, as empresas brasileiras ainda carecem de cultura de segurança. Isso significa que empregados e empregadores têm pouco compromisso com ações de prevenção de acidentes de trabalho, e o resultado são os elevados índices de acidente de trabalho, afastamentos e demandas judiciais por questões de Segurança e Saúde no Trabalho.

Valorizar a SIPAT favorece a disseminação do valor da Segurança do trabalhador aos funcionários da empresa e permite que a empresa tenha menos casos de acidentes de trabalho e afastamentos, ganhando assim, em produtividade e redução de custos.

Quem deve promover a SIPAT?

De acordo com a NR 5, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em conjunto com o SESMT, deve promover a SIPAT.

Essa atribuição mobiliza ainda mais os representantes da CIPA no aspectos prevencionistas, além de estimular os companheiros de trabalho a participarem e tomarem condutas mais seguras no ambiente de trabalho.

Apesar da NR 5 atribuir à CIPA a realização da SIPAT, é fundamental que todos os trabalhadores da empresa contribuam na sua elaboração. Quanto maior a participação dos trabalhadores, maior é o efeito da conscientização proposta.

 Leia também:

CIPACIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Quais os benefícios da SIPAT para a empresa?

Podemos pontuar benefícios tanto no Clima Organizacional, quanto nos indicadores de acidentalidade da empresa.

Quanto ao clima organizacional, percebe-se:

  • valorização do empregado;
  • estímulo à cooperação dentro da equipe;
  • reconhecimento do trabalho;
  • promoção de um ambiente mais harmonioso;
  • Incentivo dos funcionários às práticas seguras.

Quanto ao indicadores de acidentalidade, percebe-se:

  • maior compromisso com a prevenção;
  • maior participação nas ações e campanhas prevencionistas;
  • maior cumprimento das medidas de segurança;
  • melhor comunicação interna;
  • redução da acidentalidade;
  • redução de custos de acidentes de trabalho.

O que abordar numa SIPAT?

Como afirmado acima, a SIPAT tem o cunho educacional e orientativo, integrante do conjunto de ações que promovem a cultura de segurança dentro da empresa. Desta forma, tudo que tenha papel educativo e motivador pode ser utilizado numa SIPAT, de forma a passar informações importantes de maneira descontraída.

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São exemplos de ações que podem ser feitas na SIPAT:

Exposição do balanço anual da Segurança do Trabalho;
Avaliação de Riscos no Ambiente de Trabalho;
Exposição das conquistas em Segurança do Trabalho alcançadas;
Exposição de experiências bem sucedidas e boas práticas de SST;
Palestras de Segurança do trabalho ( Normas regulamentadoras, EPI, etc);
Capacitação para identificação de riscos;
Palestras motivacionais;
Palestras educativas;
Jogos e Brincadeiras educacionais com tema de SST;
Rodas de debates sobre segurança do trabalho;
Ações de Saúde;
Arte-Recreação;
Gincanas.

Leia também:

Apresentador desesperado10 Dicas para um treinamento eficiente

A imaginação e criação é importante para conseguir propor algo interessante e que transmita uma mensagem prevencionista.

É importante que empresa renove os temas e dinâmicas de atividades para que os funcionários sintam-se mais estimulados a participarem efetivamente.

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Apesar de originalmente a SIPAT ter sido criada para desenvolver o tema de Segurança e Saúde do Trabalhador, atualmente, algumas empresas aproveitam esta semana para tratar de outros assuntos importantes, tais como Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

Nestes casos, é comum a SIPAT passar a ser chamada de SIPATMA (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente).

Esta configuração é uma tendência, uma vez que é mais comum as empresas buscarem uma Gestão Integrada entre Segurança do Trabalho, Saúde, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

Alguns temas possíveis para abordar na SIPAT são:

Acidentes de Trabalho - como evitá-los?
EPI: Uso, guarda e conservação
Custos de Acidentes de Trabalho
Impactos dos acidentes de trabalho para empresa
Como evitar acidentes de trabalho
Segurança no trânsito
Prevenção e Combate a Incêndio
Uso de Drogas
Doenças sexualmente transmissíveis -DST
Alcoolismo
Tabagismo
Benefícios previdenciários acidentários
Riscos Elétrico
Riscos na construção civil
Segurança em Máquinas e equipamentos
A importância das Normas regulamentadoras
Qualidade de Vida no trabalho
A importância da atividade física para o trabalhador
Alimentação saudável
Saúde Bucal
Reciclagem
Uso de água consciente
Trabalho em Equipe
Respeito ao próximo
Planejamento Orçamentário

Há vários temas que podem ser abordados na SIPAT. O interessante é que você conheça a demanda de seus funcionários e de sua empresa. Pergunte-se: Quais as oportunidades de melhoria existentes na empresa que poderiam ser facilitadas através de um trabalho educativo?
As respostas a essa pergunta te trarão importantes temas a serem abordados na SIPAT.

Como planejar uma SIPAT?

Planejar e executar uma SIPAT exigirá esforços e trabalho em equipe. Basicamente, ela pode ser elaborada em 05 passos:

1- Conhecer quais as demandas da empresa. Quais as dificuldades que ela passa.

Esta etapa te oferecerá o norte das ações que você tem que ter em sua SIPAT. Se sua empresa tem muitos desvios em trabalho em altura, pense em colocar alguma atividade sobre trabalho em altura; se os funcionários estão ganhando peso, oriente-os sobre alimentação saudável e importância da atividade física; se os funcionários estão com problemas de relacionamento, busque algo que valorize e mostre a importância do trabalho em equipe;

Verifique os índices de não conformidades, incidentes, acidentes e doenças, e faça ações buscando a melhoria dos índices mais críticos.

2- Planejar e definir os temas da programação do evento e como desenvolvê-los

Nesta etapa, deve-se definir, a partir do diagnóstico da etapa 1, os temas que serão tratados na SIPAT. Em seguida elabora-se uma programação preliminar, definindo a data, hora, e local dos eventos.

Com a programação preliminar é hora de entrar em contato com os participantes dos eventos para confirmar a possibilidade de apresentação nos dias, locais e horários definidos.

Neste momento, é muito provável que alguns participantes não possam comparecer na SIPAT nas datas previstas, desta forma, o quadro de programação começa a ser reestruturado até se fechar a programação.

3 - Divulgação da Programação

Com a programação fechada, deve-se divulgar amplamente o evento, mostrando sua importância e as novidades que existirão. Esta etapa é extremamente importante, pois determinará o maior ou menor engajamento dos trabalhadores no evento.

Quanto mais cedo se definir a programação e se iniciar a divulgação do evento, mais chances de maior engajamento dos funcionários com a SIPAT.

Na etapa de divulgação é importante que empregador, SESMT e CIPA se empenham para mobilizar os funcionários a participarem.

4 - Operacionalização da SIPAT

Na fase de Operacionalização da SIPAT você deve criar a estrutura para que o evento aconteça. Você deve disponibilizar espaço, equipamentos de mídia, instalação elétrica, mesas, cadeiras, toldos, equipe de apoio, para que tudo aconteça como planejado.

5- Avaliação da SIPAT

No final do evento é importantíssimo que seja feito um relatório descrevendo tudo que aconteceu na SIPAT desde seu planejamento até sua finalização, inclusive pontuando os pontos positivos e as oportunidades de melhorias.

Os pontos de positivos devem ser levados para os próximo eventos e os pontos de melhorias devem ser trabalhados para que haja êxito nos eventos futuros. Os resultados da SIPAT devem ser divulgados para toda a empresa.

Estamos chegando no final de mais um artigo de Segurança do Trabalho.
Nele foi possível aprender um pouco sobre a SIPAT.
Se você gostou, deixe seus comentários e depois compartilhe com seus amigos.

Grande Abraço e até o próximo artigo!

8 Comentários


  1. Ótimo trabalho trabalho Nestor, espero que continue sendo esse profissional.
    Também sou Técnico em Segurança do trabalho, mas tenho aprendido muito com suas matérias. Abrigoo.

    Responder

    1. Olá Paulo Sérgio, tudo bem?
      Eu sou Danilo Nogueira. O Nestor é o profissional de outro blog de bastante referência nas redes e de ótima qualidade. Acredito que você tenha confundido. De qualquer forma, espero que você tenha aprendido conosco, aqui do Ambiente SST e com NEstor do NWN. O importante é disseminarmos a cultura de segurança do trabalho e conseguirmos aliar a produtividade das empresas com saúde e segurança de seus colaboradores.

      Grande Abraço

      Responder

    1. Bom dia, Rosemeire.

      Este jogo não existe. Foi apenas uma imagem que criamos para instigar nossos leitores a buscar e criar novas formas para engajar os funcionários e conscientizá-los.

      Responder

  2. Bom dia Danilo
    ótimo trabalho
    Agora é pegar essas informações
    E apresentar na empresa que trabalho
    Pois lá a Sipat e utilizada pra reciclagem de curso
    Tipo nr 10, NR 35 é outras.

    Responder

    1. Isoo mesmo Adamex!! Aproveite essas informações para divulgar na sua empresa. A SIPAT é um instrumento muito importante de mudança!!
      Grande abraço

      Responder

  3. Boa tarde!
    Excelente artigo. Da mesma forma que ficou claro para mim, tenho certeza que muitas outras pessoas irão ficar bastante satisfeitos com toas as explicações.
    Obrigada.

    Responder

    1. Que bom, Gesiabe!! Fico feliz com suas palavras. Continue nos acompanhando. Grande Abraço!!

      Responder

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