5 dicas infalíveis para elaborar temas de DDS

Tempo de leitura: 8 minutos

Ah, o DDS! Uma das ferramentas de gestão mais amadas pelos profissionais de Segurança do Trabalho, Meio ambiente e Saúde Ocupacional (SMS).

O quê? Você não concorda? Então não conhece realmente a importância do DDS... O DDS é uma ferramenta com inúmeras funções importantíssimas. Antes de continuar a ler este artigo, confira nosso artigo abaixo:

DDS
DDS - Muito mais do que um Diálogo de Segurança

Pronto. Agora que estamos falando a mesma língua, você pode estar se perguntando: “Como eu seleciono temas para DDS? Afinal, é um Diálogo Diário. Como desenvolver 365 temas diferentes?”.

Ensinando a pescarCom certeza você já deve ter pesquisado na internet por temas de DDS. Talvez você tenha chegado até aqui procurando por estes temas, não é mesmo? Mas, apesar de muitas vezes nós gostarmos de “dar o peixe”, nós preferimos “ensinar a pescar”.

Neste artigo nós vamos te dar 5 dicas infalíveis para desenvolver temas únicos para seus DDS, sem precisar copiar de ninguém. Você vai perceber que desenvolver temas de DDS é mais fácil do que parece. Vamos conferir?

Mas, se mesmo assim, você prefere ter DDS já prontos para você utilizar imediatamente, eu te indico o Fórmula do DDS de Sucesso. São 340 DDSs prontos para serem usados imediatamente, além de técnicas de apresentação e dicas de grandes palestrantes famosos. Um ótimo material para qualquer profissional de SST. Clique Aqui e confira.

Vamos às 5 dicas!!

1 - CONHECENDO SEU PÚBLICO ALVO

Nós já dissemos em outros artigos, mas nunca é demais lembrar: você deve conhecer seu público alvo, e falar coisas pertinentes a ele.

Não adianta falar de trabalho em altura para quem trabalha em escritório; não adianta falar de lesões associadas à digitação para pessoas que não trabalham com computador.

DDS indevidoÉ muito importante que você conheça as atividades da empresa para poder direcionar seus DDS. Faça um levantamento destas atividades. Se não as conhece, procure estudar um pouco e pergunte aos funcionários. Neste processo, você vai encontrar oportunidades para desenvolver inúmeros temas de DDS.

Por exemplo, acompanhando uma atividade de solda, você nota que os EPIs são específicos, que há geração de resíduos de diferentes classes, que há uso de produtos químicos, que há produção de fumos... E assim surgem as oportunidades de falar sobre o uso correto dos EPIs, sobre o gerenciamento dos resíduos (correta separação, destinação, economia no uso dos materiais, etc), sobre o gerenciamento de produtos químicos (manuseio, transporte, armazenamento, FISPQ, etc), sobre os efeitos do fumo metálico sobre a saúde, dentre muitos outros.

Por isso, interaja. Conheça a empresa, os funcionários, as atividades, e os temas de DDS virão à sua cabeça naturalmente.

2 - COMUNICANDO ACIDENTES E INCIDENTES

Acidentes e incidentes são eventos que todos querem evitar. Uma forma de evitá-los é alertar os funcionários sobre sua ocorrência. Por mais simples que seja o evento, a partir do momento que você o cita, os funcionários começam a refletir sobre ele.

Digamos que alguém sofreu um sério acidente envolvendo energia elétrica. Se no dia seguinte, durante o DDS, você comunicar este evento a outros funcionários envolvidos neste tipo de atividade, isto os alertará de que o perigo está sempre presente, e todos os cuidados são essenciais no combate ao risco de acidente. É uma forma de tirar o funcionário da zona de conforto, do velho pensamento “isto nunca vai acontecer comigo”.

Perigo x risco
Aproveitando a citação, confira também este artigo sobre as diferenças entre perigos e riscos. Ele é um dos mais lidos do site!

Imagine agora que houve um acidente simples. Por exemplo, um funcionário andando com o cadarço desamarrado tropeça e quebra a mão no momento da queda. Ao relatar o assunto no DDS, você perceberá que alguns podem até fazer piadas com o funcionário “desastrado”, mas tenha certeza de que no momento em que eles estiverem amarrando seus cadarços ou virem alguém com o cadarço desamarrado, irão se lembrar do ocorrido e ficarão mais atentos.

Então, a comunicação de acidentes ocorridos na empresa gera ótimos temas de DDS.

dds

3 - APROVEITANDO OS RESULTADOS DE GESTÃO

Um sistema de gestão robusto trabalha com diversas ferramentas e indicadores de resultados. Estes resultados devem ser analisados de maneira crítica para a promoção da melhoria do sistema (nós falamos sobre sistema de gestão neste artigo).

Mas estes resultados podem (e devem) ser divulgados a todos os funcionários. Então, aproveite e divulgue seus resultados como temas de DDS.

Por exemplo, se a empresa conseguiu atingir a meta de reciclagem, com certeza a colaboração dos funcionários foi essencial. Mostre isso a eles! Apresente os dados, diga que os resultados são diretamente ligados ao correto descarte e isto os incentivará a continuar a trabalhar de maneira correta.

Demonstre que ações de segurança diminuem os níveis de acidentes; que ações de meio ambiente contribuíram para melhorar o local de trabalho; que ações de saúde ajudaram a melhorar a qualidade de vida de funcionários. E, com isto, você conquista seu público alvo.

Outro exemplo é a divulgação de resultados de investigações de acidentes e incidentes.

Vamos imaginar que um incidente foi investigado e chegou-se à constatação de que o operador de um guindaste inverteu a sequência de comandos em sua operação, levando o equipamento a colidir com uma estrutura.

Você pode realizar um DDS com os operadores de guindaste, mostrar os resultados da investigação e alertá-los para a correta operação dos controles.

Caso você identifique alguma atividade que envolva o mesmo raciocínio, você pode utilizar o fato como modelo. Por exemplo, realizar um DDS com operadores de plataformas elevatórias ou empilhadeiras, utilizando o fato como exemplo para a correta operação dos controles. Apesar das atividades serem diferentes, você cria um vínculo devido às similaridades.

4 - UTILIZANDO NOTÍCIAS DIVERSAS COMO TEMAS DE DDS

Veja a seguinte notícia:

Irmãos morrem eletrocutados em Santa Catarina.

Três irmãos, dois meninos de 4, 6 e uma adolescente de 14 anos, morreram eletrocutados no início da noite desta quinta-feira (6) em Petrolândia, no Vale do Itajaí. (...)

Segundo a polícia, os irmãos brincavam no pátio de casa quando o mais novo foi buscar uma bola próximo a um poço. Ele teria encostado no fio elétrico que leva energia à bomba do poço. O outro irmão foi tentar socorrer, mas também foi eletrocutado. O mesmo teria ocorrido com a irmã, que tentou salvar os mais novos, mas os três foram eletrocutados e morreram no local.

(...)

Adaptado do portal G1

 

Na época em que esta notícia foi veiculada, nós tínhamos uma grande preocupação na obra com fios elétricos apoiados sobre estruturas metálicas de andaimes. E eu achei válido levar este exemplo como um dos temas de DDS. Consegui mostrar para os funcionários que o risco de choques é real, que acontece quando menos esperamos, que é fatal, que não escolhe idade, raça, gênero, e que pode ser evitado com simples ações.

Ou seja, eu conectei uma notícia de jornal com a realidade do local de trabalho. Foi muito efetivo, pois houve uma boa participação e o próprio encarregado tomou a iniciativa de, após o DDS, fazer uma inspeção geral em todos os equipamentos.

Veja que a notícia não precisa necessariamente ser relacionada à atividade desenvolvida, mas pode ser utilizada para se fazer um “gancho” no assunto.

5 - UTILIZANDO DATAS COMEMORATIVAS COMO TEMAS DE DDS

Datas comemorativas não faltam. Abaixo nós apresentamos uma pequena lista de dias que podem ser utilizados como temas de DDS.

Datas comemorativas dds

Use sua criatividade e inove. Achei muito interessante a ação de uma assistente social que participava de DDSs que eu ministrava. Estávamos realizando um DDS com uma equipe de soldadores exatamente no dia do soldador (23 de setembro) e ela trouxe um chocolate com uma mensagem anexada para cada um deles, e falou da importância do trabalho deles para a empresa. Foi uma ação simples, mas muito bem aceita. Ainda mais porque, normalmente, o DDS é utilizado apenas para cobrar ações ou repreender comportamentos inseguros, e este focou no agradecimento pelo excelente trabalho desenvolvido por estes profissionais. Isto é muito importante! Todo mundo gosta de ter seu trabalho reconhecido.

EM RESUMO...

Você notou que não precisa quebrar a cabeça buscando temas de DDS prontos na internet? A própria rotina de trabalho já fornece a você uma enorme gama de temas diversos e pertinentes.

E você? Quais as técnicas que utiliza para desenvolver seus temas de DDS? Compartilhe conosco escrevendo nos comentários!

Não deixe de nos seguir no Facebook, Instagram ou inscreva-se em nossa lista de emails para receber todas as novidades!

2 Comentários


  1. Muito boa as informações aqui contidas nos textos acima.

    Responder

    1. Muito obrigado pelo feedback Roberto. Continue conosco aqui, no facebook e instagram!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *