TESTAMOS! Nossas impressões sobre o CAL 4.0

A Ius Natura nos forneceu acesso exclusivo para testarmos o sistema CAL 4.0 . Nós verificamos o funcionamento do software e, a seguir, vamos fazer algumas considerações sobre ele.

OBS: o demonstrativo não reflete 100% do funcionamento do software, uma vez que a base de dados do sistema é personalizada para cada cliente, de acordo com seu negócio.

Saiba mais sobre o gerenciamento de requisitos legais:

1 – Interface

A interface do software é bem agradável e clean. Como o gerenciamento de requisitos legais exige muita atenção do usuário, a boa distribuição das informações evita distrações desnecessárias.

Logo no início é fornecido um relatório resumido, no qual é possível ter uma noção geral do gerenciamento dos requisitos legais. Há uma codificação de cores que auxilia o reconhecimento visual.

Nesta tela são exibidas as atualizações do sistema que permitem o acesso imediato às informações.

No software há um botão de chat pelo qual se pode conversar com um consultor para tirar dúvidas. É uma solução bem viável hoje em dia, pois agiliza muito a comunicação.

2 – Requisitos

No menu “CAL” é possível realizar pesquisas das obrigações legais aplicáveis  ao cliente. Podem ser aplicados filtros para refinar a busca por temas, órgão emissor, número etc.

Nessa pesquisa temos acesso ao texto integral da legislação. Uma coisa que achei bacana é que o texto é fornecido em um arquivo pdf que é um formato mais agradável de leitura do que o formato htm do site do Planalto, por exemplo.

Compare a Lei 6938/81:

Planalto

Ius Natura

Outra forma de interação dentro do CAL 4.0 é a possibilidade de registrar uma dúvida quanto ao requisito pesquisado. Assim, a equipe de consultoria da Ius Natura avalia seu questionamento.

3 – Gestão de documentos

O software apresenta uma opção para arquivar documentos, como forma de evidenciar o atendimento legal e de outros documentos, e controlar facilmente seu vencimento.

4 – Relação com a avaliação de aspectos e impactos ambientais e perigos e riscos

Há uma funcionalidade do software, a avaliação de Aspectos, Impactos, Perigos e Riscos (AIPR), que infelizmente não conseguimos testar por estar em fase final de desenvolvimento.  Mas ela permite o registro do levantamento de AIPR dentro do sistema e atualiza, automaticamente, os AIPRs correlacionados aos requisitos legais, mensalmente.

No módulo básico, quando buscando por algum requisito legal, o software apresenta um campo no qual podem ser indicados os AIPRs relacionados a ele.

Além disso, uma novidade curiosa é a possibilidade do usuário importar a metodologia de AIPR já utilizada internamente pela empresa para dentro do CAL 4.0.

Saiba mais sobre Aspectos, Impactos, Perigos e Riscos:

5 – Otimização

A Ius Natura promete a otimização do gerenciamento por meio da criação de obrigações. E essa ideia é excelente!

Por exemplo: digamos que há quatro normas legais distintas que fazem a mesma exigência. Normalmente um software listaria cada norma como requisito legal e listaria 4 exigências a serem atendidas.

O que o CAL 4.0 faz é agrupar todas as exigências em uma única obrigação, a qual referencia todas as normas que a originaram. Isso facilita muito a geração de evidências dentro do SGI.

Ficou curioso? Entre em contato com a Ius Natura e saiba mais sobre todas as funcionalidades do CAL 4.0 !

http://www.iusnatura.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.