Trabalhos de campo x Trabalhos administrativos

Tempo de leitura: 3 minutos

Na época em que trabalhei em obras industriais, dois tipos de trabalhos para profissionais de segurança do trabalho, meio ambiente e saúde ocupacional ficaram claros para mim: os trabalhos administrativos e os trabalhos de campo.

Percebi, inclusive, que existia uma certa “rixa” entre profissionais que ocupavam estes diferentes postos.

trabalho de campo x trabalho admNeste artigo vamos falar sobre estes dois tipos de trabalho, sua importância e qual deles você deve escolher.

 

Trabalhos de campo

CAMPO reclamando

Os trabalhos de campo são aqueles desenvolvidos diretamente com a mão de obra direta (funcionários que "põe a mão na massa"). Eles envolvem o acompanhamento de atividades, inspeções, aplicação de DDS, verificação de condicionantes administrativas na prática, dentre outros.

São extremamente importantes pois a interação direta com os funcionários é necessária à conscientização. É através dos trabalhos de campo que são gerados dados para as análises dos trabalhos administrativos.

 

Trabalhos administrativos

ADM reclamandoOs trabalhos administrativos são aqueles desenvolvidos em sala, geralmente com o uso de computadores. Eles envolvem o controle de requisitos legais, a elaboração de checklists baseados nestes requisitos, a compilação de dados recebidos de campo e sua análise através de gráficos, dentre outros.

São extremamente importantes para as análises críticas e estabelecimento de estratégias de atuação, que servirão de norte aos profissionais de campo.

 

Qual trabalho devo escolher?

Não se engane! Em muitas empresas você deverá desenvolver os dois tipos de trabalho, sendo, muitas vezes, o único profissional para realizar todas as atividades. Também pode acontecer de você trabalhar muitos anos em campo e surgir uma oportunidade de trabalho administrativo, ou vice-versa. Nem sempre podemos nos dar ao luxo de recusar uma oferta de emprego.

Então, o melhor caminho é ser resiliente! Aprenda a atuar em ambos os ambientes, e você já ganhará pontos.

Mas, quando há a oportunidade de escolha, você certamente deve escolher aquela que se encaixa melhor em seu perfil.

O profissional de campo deve ter boa resistência física, precisa saber se comunicar bem e lidar bem com pessoas de diferentes culturas. Seu trabalho é baseado na conscientização.

Já o profissional administrativo deve ter bom conhecimento em informática (office avançado e internet) e boa interpretação de textos. Deve saber escrever bem, pois será responsável por inúmeros documentos.

Tente não se apegar a um tipo de trabalho. É muito comum ver um profissional que tem facilidade com computador se limitar a ficar trancado em uma sala o dia todo.

Qualquer conhecimento é vazio sem a experiência de campo.

Já vi profissionais que, durante falta de energia, preferiam ficar jogando no celular ou conversando besteira a colocar seu capacete e sujar a bota na área. Isto mostra que o profissional não está comprometido com o trabalho, mas apenas fazendo o básico de forma mecânica.

Da mesma forma, o profissional de campo deve mostrar interesse em como os dados que ele gera diariamente são processados, não se limitando a apenas preencher a papelada que lhe é entregue.

Procure sempre crescer, complementando seus conhecimentos. Amplie seus horizontes e saia de sua zona de conforto. Isto te proporciona uma visão mais aprofundada do seu trabalho, tornando-o um profissional mais completo.

CAMPO mais adm

E, por fim, perceba que ambos os trabalhos são de extrema importância para o sistema de gestão da empresa. Não menospreze o trabalho alheio! Quando realizados em conjunto de forma harmônica, estes trabalhos trazem grandes resultados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *