Qual a diferença entre OHSAS e OSHA?
Quem estuda segurança do trabalho já deve ter ouvido falar nessas duas siglas e se perguntar: o que elas significam? Será uma a sigla em inglês e a outra em português de alguma entidade?
Bem, eu tive essa mesma dúvida quando fui fazer meu trabalho de conclusão de curso da especialização de Engenharia de Segurança do Trabalho, o professor falou para aplicar a OHSAS numa usina de açúcar e álcool, mas eu estava no final do curso e não me lembrava dessa sigla, afinal, foram tantas: PPRA, PCMSO, CIPA, PPP... uma OHSAS poderia ter passado desapercebido. Então pesquisas depois... descobri!
A sigla OHSAS significa Occupational Health and Safety Assessment Services, que traduzindo para o português, significa Serviços de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional. Ela é uma série de normas da família OHSAS 18000, criada pela BSI (BSI – British Standards Institution, ou Instituto Britânico de Padrões), na qual a OHSAS 18001 trata da especificação do sistema de gestão para segurança e saúde ocupacional, e a OHSAS 18002 traz as diretrizes para a implantação da primeira. Como se trata de uma norma técnica de um órgão particular, a OHSAS 18001 não se trata de um requisito legal.
O surgimento da OHSAS ocorreu devido à crescente demanda das empresas em busca de padrões com que pudessem comparar seus processos de segurança e saúde ocupacional para avaliação e certificação. A norma foi desenvolvida para ser compatível com a norma de qualidade ISO 9001 e a norma de gestão ambiental ISO 14001, de modo a facilitar a integração da qualidade, meio ambiente e segurança e saúde ocupacional.
Já a sigla OSHA significa Occupational Safety & Health Administration que, traduzindo, seria Administração de Saúde e Segurança Ocupacional. Ela é uma agência dentro do ministério do trabalho dos Estados Unidos, criada pelo congresso dos Estados Unidos após a publicação do Occupational Safety and Health Act of 1970 (Ato de Segurança e Saúde Ocupacional de 1970), e ficou responsável por assegurar condições seguras e saudáveis para trabalhadores por meio de definições e aplicação de padrões e fornecendo treinamento, divulgação, educação e assistência.
Legal, não é mesmo?
Se você achou útil essa informação, compartilhe esse conteúdo com seus colegas.
Deixe também seu comentário logo abaixo. Pode ser uma dúvida, uma sugestão ou até mesmo uma crítica. Sua participação é importante para nós.
Escrito por:
Eduardo Jorge Lima - Eng° Segurança do Trabalho
Link permanente
Legal! sou professor do osha aqui nos Estados Unidos.
Link permanente
Muito Bom, Rony! parabéns!!
Link permanente
Excelente.